Exposição: Fronteiras com os Orixas
Artista: André Mustafa
Título: Sem a mulher, o homem não produz fogo.
Ano: agosto 2020
Técnica: caneta esferográfica.
Dizem os Itãs (contos africanos) que no começo dos tempos o orixá Xangô precisava muito de um preparado (uma porção mágica) que lhe daria poderes de lançar fogo pelos olhos e pela boca. Muito atarefado com os afazeres da cidade Oyó (África) pede que a esposa em que mais confia, a orixá Oyá, fosse pegar com o orixá Exú o preparado, mas adverte que NUNCA, JAMAIS, tomasse o conteúdo.
Iansã aceita a tarefa e vai buscar o que o esposo pede. No caminho de volta ao palácio a sua curiosidade se torna maior que sua promessa e ela experimenta o preparado, soltando fogo enquanto rodava em um redemoinho. Ela conta a Xangô o que fez e lhe entrega o resto da porção, causando grande desapontamento ao rei Xango, que toma o resto do líquido.
Depois disso Xangô não produz fogo sem a presença de Oyá, e vice-versa. Os dois compartilham esse mesmo poder, sendo um a metade do outro.
O FOGO
O que o artista André Mustafá traduz desse Itã para a sua pintura? Mustafá verifica que esse “preparado” ou essa “porção mágica” está associado ao furor do sexo que cria a vida. A pintura em si não fala do ato sexual, mas revela o poder do sexo na ternura do toque das mãos do casal. Assim como o fogo está para além do que se pode queimar e consumir, o sexo está para além da penetração de órgãos físicos.
Essa “produção” de fogo é nada mais nada menos que a energia vital de excitação, de explosão magnética que perpassa o desejo momentâneo do gozo. O fogo é o elemento que revela uma nova forma, uma nova potencia: trazendo vida e transformações, mutações genéticas... traduzida aqui na pintura por uma criança que reordena a fundição da família. Se tivermos a consciência plena dessa sabedoria antiga veremos que essa “porção” ou “preparado” é o que dá origem as nossas civilizações. O fogo une por transformações, deseja a união do novo... a reconstrução de novos impérios em terras dantes navegadas.
Assim sendo o fogo revelador e os orixás Xango e Oyá destrói antigos hábitos, desequilibra velhos firmamentos e cria novas perspectivas. A união de Xango e Oyá para a produção do fogo é a resignificação da vida em conjunto. A produção da vida é que motivou o artista Mustafá a fazer essa pintura.
UNIÃO CULTURAL
Se por causa do “preparado”; da porção mágica (o fogo) Xango (da cidade de Oiyó) e Iansã (da cidade de Nupe) são unidos em uma simbiose, a pintura traz o poder primordial da família raiz; pai, mãe e filho. Na pintura a criança tem em seu corpo (em sua coluna), a união das mãos do pai e da mãe e do corpo dessa criança saltam luzes que revelam outras formas humanas de seus pais; talvez ancestrais de terras longínquas que na atualidade vivem em peles de pessoas brancas. Mas o que é de fato o Orixá se não forças da natureza de diversas partes do planeta e do cosmo que os povos africanos conseguiram visionar e recodificar. Assim é a força da miscigenação, nas inúmeras migrações de culturas que fortaleceram em nossos DNAs o que chamamos hoje de humanidade. É isso que nós faz mais fortes: nossa mistura!
#andremustafa #art #arte #artecontemporanea #arteereligiao #orixas #orixás #orixa #pintura #ilustração #ilustration #ilustrações #candomble #candomblecista #candomblé #candombleketu #canetaesferografica #andremustafá #Mustafa #áfricaatual #xango #iansa
Iansã aceita a tarefa e vai buscar o que o esposo pede. No caminho de volta ao palácio a sua curiosidade se torna maior que sua promessa e ela experimenta o preparado, soltando fogo enquanto rodava em um redemoinho. Ela conta a Xangô o que fez e lhe entrega o resto da porção, causando grande desapontamento ao rei Xango, que toma o resto do líquido.
Depois disso Xangô não produz fogo sem a presença de Oyá, e vice-versa. Os dois compartilham esse mesmo poder, sendo um a metade do outro.
O FOGO
O que o artista André Mustafá traduz desse Itã para a sua pintura? Mustafá verifica que esse “preparado” ou essa “porção mágica” está associado ao furor do sexo que cria a vida. A pintura em si não fala do ato sexual, mas revela o poder do sexo na ternura do toque das mãos do casal. Assim como o fogo está para além do que se pode queimar e consumir, o sexo está para além da penetração de órgãos físicos.
Essa “produção” de fogo é nada mais nada menos que a energia vital de excitação, de explosão magnética que perpassa o desejo momentâneo do gozo. O fogo é o elemento que revela uma nova forma, uma nova potencia: trazendo vida e transformações, mutações genéticas... traduzida aqui na pintura por uma criança que reordena a fundição da família. Se tivermos a consciência plena dessa sabedoria antiga veremos que essa “porção” ou “preparado” é o que dá origem as nossas civilizações. O fogo une por transformações, deseja a união do novo... a reconstrução de novos impérios em terras dantes navegadas.
Assim sendo o fogo revelador e os orixás Xango e Oyá destrói antigos hábitos, desequilibra velhos firmamentos e cria novas perspectivas. A união de Xango e Oyá para a produção do fogo é a resignificação da vida em conjunto. A produção da vida é que motivou o artista Mustafá a fazer essa pintura.
UNIÃO CULTURAL
Se por causa do “preparado”; da porção mágica (o fogo) Xango (da cidade de Oiyó) e Iansã (da cidade de Nupe) são unidos em uma simbiose, a pintura traz o poder primordial da família raiz; pai, mãe e filho. Na pintura a criança tem em seu corpo (em sua coluna), a união das mãos do pai e da mãe e do corpo dessa criança saltam luzes que revelam outras formas humanas de seus pais; talvez ancestrais de terras longínquas que na atualidade vivem em peles de pessoas brancas. Mas o que é de fato o Orixá se não forças da natureza de diversas partes do planeta e do cosmo que os povos africanos conseguiram visionar e recodificar. Assim é a força da miscigenação, nas inúmeras migrações de culturas que fortaleceram em nossos DNAs o que chamamos hoje de humanidade. É isso que nós faz mais fortes: nossa mistura!
#andremustafa #art #arte #artecontemporanea #arteereligiao #orixas #orixás #orixa #pintura #ilustração #ilustration #ilustrações #candomble #candomblecista #candomblé #candombleketu #canetaesferografica #andremustafá #Mustafa #áfricaatual #xango #iansa
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por sua contribuição. Logo entraremos em contato. Caso tenha urgencia nos contacte por e-mail